quinta-feira, 13 de agosto de 2009

[Ed. 24#] Hemportagem: Projetos de Redução de Danos!

por Pietro

Na semana passada foi anunciado na mídia um projeto criado pelo deputado Paulo Teixeira que tem como intuito a redução de danos. O deputado afirma através de pesquisas que 86% dos que foram presos com drogas não portavam armas e 55% portavam quantias menores a 100 gramas de maconha. O objetivo da redução de dano é mostrar que a repressão à maconha gera problemas sociais maiores quando em relação aos da própria erva.

O projeto que será votado em setembro conta com regularização do plantio, descriminação do porte, penas alternativas em caso de trafico de drogas leves. O deputado diz ainda que o Partido dos Trabalhadores passará por uma democratização no tema de drogas.

Com os argumentos do deputado é fácil perceber que a reunião organizada pelos ex-presidentes dos países da America do sul, Iniciativa Latino-Americana sobre Drogas e Democracia, teve o poder de abrir os olhos de outros deputados a fim de poder enxergar a incompetência do atual sistema de repressão as drogas podendo assim assimilarem que o melhor caminho seria o esquema de redução de danos.

Mas como o Hempadão não gosta de dar ponto sem nó fomos pesquisar sobre que tipos de projetos o deputado Paulo Teixeira também é signatários. Paulo Teixeira é, também, um dos percussores do projeto que bate de frente ao projeto de censura digital Eduardo Azeredo. De acordo com esse projeto, seria proibido qualquer tipo de publicação em sites e blogs notícias que se referem a políticos, caso os mesmos não tivessem como obter uma resposta através do mesmo site. Em outras palavras o projeto acataria o nosso direito de liberdade de expressão para opinar falcatruas e projetos feitos por baixo do pano pela internet, sem uma pré aprovação do político envolvido.

24 comentários:

  1. Ei, nao consigo ver os outros downloads da seçao downdois!

    qnd clico em 'ver postagens mais antigas' nao aparece nenhum resultado

    ResponderExcluir
  2. calma ai
    vcs querem dizer que em setembro já pode ocorrer a descriminação da maconha??????????

    ResponderExcluir
  3. Sim, anonimo.
    Nao só a discriminaçao como tambem a legalizaçao da venda autorizada e do plantio.
    Becker
    Deve ser algum bug do site, creio que até amanha esteja resolvido. Vou encaminhar.

    ResponderExcluir
  4. Não, não...
    Seguinte, Becker...você clica no banner do Downdois e então aparece a lista com todos os post, pode ver que o mais antigo é entitulado como "Estréia"...quando você clica em "ver as mais antigas", elas não existem, por isso aparece em branco...sacou?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ou seja, Teixeira é o cara!

    ResponderExcluir
  6. Eu acho muito difícil esse projeto ser aprovado, essa questão envolve um série de problemas inclusive o problema com a própria polícia, se a maconha for descriminalizada e o plantio regular, acabou com a maioria do lucro do tráfico e consequentemente com o lucro da PM, nunca deixarão que esse projeto siga em frente, o Brasil é um país atrasado e corrupto.

    ResponderExcluir
  7. Certo, mas xingar o país não ajuda em nada.
    Acho que agora é a hora de vestir a camisa e tentar (pelo menos tentar) fazer pressão coletivamente. Devemos é planejar ações para levar a nossa voz a quem deve ouvir.
    E aí? Já tá rolando alguma coisa?
    Sugiro um brainstorm na comunidade do Hempadão.

    ResponderExcluir
  8. Anonimo, o lucro maior do tráfico não é a ganja. Creio que não será dessa vez, mas isso já é um grande passo!

    ResponderExcluir
  9. Paulo Teixeira, acabou de ganhar meu voto..... nao to nem acreditando que isso pode acontecer!!
    Vamo nos mobilizar para dar apoio a esse projeto de lei!!
    Bom para sociedade bom para usuarios !!
    Uhuuuuuuu!!!

    ResponderExcluir
  10. Vamos fazer a revolução!!!

    ResponderExcluir
  11. Tb acho improvável que esse projeto "passe". Um dos motivos é a atual crise moral que o Senado (principalmente) atravessa. Infelizmente, na minha análise, aprovar uma lei dessas (que eu apoio veementemente, claro) significaria, perante a "classe média histérica", mais uma amostra de quão "imoral" e treslocado seria nosso atual Congresso. E é claro que se as assessorias dos parlamentares entenderem que a aprovação desse projeto vá provocar um efeito similar ao que eu projetei, o negócio não vai andar...
    Mesmo assim, me dá alegria ver que temos membros do Legislativo que enxergam o consumo de entorpecentes da mesma maneira que nós e é claro que torço para que o projeto do Dep Paulo Teixeira (do qual nunca tinha ouvido falar, pra ser sincero) seja aprovado.
    Por ora, acho mais promissor o período eleitoral que se aproxima. Acho que são boas as perspectivas para o debate pré-eleitoral acerca do uso de entorpecentes, principalmente quando se fala em candidatos ao Executivo (lembrar que é o Executivo que define quais são as "drogas").
    --

    Acabou de sair no UOL: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/efe/2009/08/13/ult4429u2215.jhtm
    Maconha no tratamento da osteoporose
    (acompanho o site há pouco tempo, não sei se essa possível - ainda não foi comprovada, pelo noticiado - utilização da maconha já foi aqui mostrada)

    ResponderExcluir
  12. Esse dep. eh o cara! Ainda bem que pessoas como ele e aquele seleto grupo de ex-presidentes tenham a moral de chegar lah no Congresso ou sei la aonde e botar a cara para bater! Isso eh um grande avanco para um pais um tanto quanto atrasado como o nosso!
    Ja pensaram um negocio: imaginem se a ganja foi legalize no EUA. O brasil legalizaria rapidinho, pq tem terras EXTREMAMTENTE ferteis para o plantio, o agronegocio iria lucrar mtu, geraria altos empregos, giraria a roda da economia, alem de ser super-ecologicamente correto. Fora que a cannabis n tem apenas o uso como fumo: tecidos, oleos, cosmeticos, papeis, etc, podem ser feitos atraves da HEMP!
    Parabens ao Sr. Paulo Teixeira e fiquemos contentes com o grande passo que o nosso pais esta dando. Rezemos a JAH para que tudo de certo!
    Peace!

    ResponderExcluir
  13. como eu queria que essa lei fosse aprovada!! vo ate faze promessa!!

    ResponderExcluir
  14. Dep Paulo Teixeira é o cara!

    Eu só não sei dizer se é certo essas penas alternativas para traficantes.. alguem ai poderia me explicar melhor? Isso só é valido para traficantes de maconha ou abrange também os traficantes de pó, heroina e por ai vai?
    Porque se for muito traficante vai se safar, e vão acabar jogando a culpa de algum jeito na descriminalização do uso da maconha, infelizmente..

    Vamos ter fé. Fiquem na paz de Jah.

    ResponderExcluir
  15. Penas alternativas para o trafico de drogas leves
    Ou seja maconha, drogas como cocaina e crack abrangem um outro nivel de drogas - que sao as drogas pesadas. Para esses a puniçao podera ser a tradicional pena na cadeia.

    ResponderExcluir
  16. Essa de pena alternativa para traficantes seria só p/ os pequenos, que são os q estão presos na verdade. Os resultados desta pesquisa são muito importantes para iniciar um processo de reforma das leis. As leis brasileiras não distinguem com clareza usuários de traficantes, pequenos traficantes de grandes traficantes e até mulher de traficante pode pegar a mesma pena de no mínimo 5 anos, mesmo sem ter vendido uma grama. Esse projeto de lei do dep Teixeira, está rolando a muito tempo e não foi tão influenciada assim pela comissão dos ex-presidentes (Drogas e Democracia). Pelo q sei o projeto surgiu por uma necessidade q viram de regulamentar a redução de danos. Que apesar de estar no plano nacional, não recebe verba e apoio suficiente para se expandir. Acredito q qdo o projeto fala de descriminalização e rugulamentação do plantio, seria apenas esclarecer estes pontos na nossa lei q teoricamente já despenaliza essas ações, mas na pática o usuário q planta é enquadrado como traficante, independente da quantidade de plantas (muitas vezes).

    ResponderExcluir
  17. Acredito que já é hora da Sociedade começar a fazer esse debate, nossos jovéns estão morrendo infectados pelo virus da HIV/AIDS pelo uso indevido de seringas compartilhadas, podemos pensar que este projeto pode contribuir com o projeto de redução de danos,no sentido de diminuir do uso de cacaina, Kacre e outros tipos de drogas sintéticas chegando até matar os usários que usam este tipo de droga, entendo que a maconha faz menos mal para a saúde, é necessário uma intervenção do governo federal para ajudar as famílias que muitas vezes se encontram em despero por não encontrar um caminho para começar o tratamento para os filhos usários, tenho certeza que a maioria da população conhece alguém amigo, vizinho, parente que usa droga e desconce como fazer para orinêntar pessoas que as vezes procuram uma ajuda, por tanto fazer esse debate no Brasil é bom para conciêntizar a população da importância do tratamento diferênciado.As leis brasileiras não distinguem com clareza usuários de traficantes, pequenos traficantes de grandes traficantes, pegar a mesma pena de no mínimo 5 anos , mesmo sem ter vendido uma grande quantidade, apoio este debate para que façamos chegar em todas as classes da sociedade, os usuário de drogas são de muitas famílias que precisam de ajuda, precisamos entender por o projeto para previnir para que possamos a ajudar salvar muitas vidas.

    ResponderExcluir
  18. então... sou assistente social, e mais que nunca precisamos de projetos como este que colocam para o debate todo o falso moralismo!
    começando por lançar dúvidas quanto a máxima da elite de que "são todos iguais"...
    se as pessoas derem um passeio no Blog deste deputado federal o Paulo Teixeira, poderá ver que o mandato dele é no mínimo diferente e interessante, podendo ser considerado inovador e importante pra muitxs de nós!
    www.pauloteixeira13.com.br/worpress/?cat=3

    ... é o cara mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
  19. O simples fato de uma votação pela reforma das leis já é um grande passo, eu queria que fosse aprovada, mas o Brasil não é maduro o suficiente neste assunto para aprovar a lei em setembro. Mas acredito que em no máximo dois anos haverá uma mudança drástica como esta, claro que seria bem mais satisfatório para mim, para os usuários e para os consciente que isso ocorresse em setembro.

    ResponderExcluir
  20. ufa...ate que fim e bom saber que tem um politico dep. federal atento. ao que esta acontecendo a tempo sou testemunha jovens de 18,19,20 anos....lotando os presidios motio um baseado lgrama de maconha e pura verdade e só fazer um visita no sistema carcerario para concretizar verdadeira fabrica do crime...inumero casos não so de 18,19,20 anos de 30 40 50 60....super lotação nos presidios...a justiça cega para alguns....so condena...hoje na atualidade e normal responder por trafico de entorpecentes por apenas uma perna de grilo na giria dos consumidores de cannabis....parabens deputado...torço para dar certo....acorda stj.....

    ResponderExcluir
  21. ufa.. e bom saber que existe um dep. federal atento com o que esta acontecendo com nossos jovens de 18,19,20, ou melhor sem restrição de idade presos e condenados por trafico de entorpecentes por apenas um baseado,, os presidios estão super lotados deles...70%, presos com pequenas porções de drogas , ou seja uma perna de grilo na giria dos usuarios...e usam a palavra reenducando no sistema carcerario ...sistema falido..não reenduca ninguem e sim uma verdadeira fabrica de crime...oferecidas pela justiça que condena por um um baseado...acorda stj........

    ResponderExcluir
  22. tem alguma fonte oficial sobre este projeto
    divulguem ai hempadao
    valeu

    ResponderExcluir
  23. Tem sim:
    http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1259372-5602,00-DEPUTADO+PAULO+TEIXEIRA+AFIRMA+QUE+LEI+ANTIDROGAS+PREJUDICA+USUARIOS.html

    ResponderExcluir
  24. estamosjuntos deputado as penitenciarias e cdps estao cheios de jovens preso com pequenas porcoes e condenados por trafico isso anormal mais normal nos presidios ja passei por isso essa lei vai ser aprovado

    ResponderExcluir