quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

[Ed. 50#] WeedpédiA: Terceira Aula Sobre Vocabulário Canábico!

Olá rapaziada do Hempadão! Estão todos prontos para mais uma aula da WeedpédiA - A enciclopédia da maconha? Se não tiver caderno anota na seda e vamos que vamos. Depois passa à limpo. Esta é a nossa terceira aula sobre gírias, palavras ou expressões do mundo da cannabis, uma cultura que não inventamos, mas sim herdamos de povos e personalidades celestiais. Prende no peito a fumaça e... mais três tópicos:

  1. Advogado - A palavra deriva do latim advocare, significando ajudar, defender, interceder ou chamar à razão, conduzindo a verdade em favor de alguém ou algo. Só que a gíria não tem nada a ver com o sentido literal desta palavra. Na verdade tem a ver com a função desenvolvida, que sempre está no meio de muito papel. Por isso quando na roda o beck tem mais seda do que mato, esse cigarro é chamado de Advogado.
  2. Afghan Kush - A palavra Kush designa uma variedade de cannabis que não é a mais comum, a sativa, e sim a Indica. O Afghan Kush também conhecido como AK tem sua origem na cordilheira Hindu Kush, onde teve seu genótipo trabalhado  durante séculos para obtenção da melhor resina de cannabis. Essa variedade é responsável pela matéria prima de confecção do poderoso haxixe afegão.
  3. Alecrim - É uma planta que também recebe o nome de Rosmarunis. A origem etimologica é do latim, 'ros marinus', que signigica Rosa do Mar. A espécie é de origem mediterrânea e recebeu o nome por ser característica dos litorais. Já a cannabis, que cresce em todo lugar, recebeu esse apelido usado principalmente pela polícia, que passou a  chamar a erva assim depois de interceptar ligações entre traficantes que batizaram de "alecrim" a maconha com cheiro forte. Além disso em alguns lugares a palavra alecrim se refere à maconha de boa qualidade, com coloração verde clara.

E se você faltou alguma aula ou quer se integrar completamente do assunto, basta clicar no leia mais e ver a lista de verbetes explorados. Alguém conhece mais alguma gíria com a letra A? Até semana que vem!

  1. Acapulco Gold - tipo de maconha encontrado nas proximidades da região de Acapulco, no México. Já a relação com o Gold, advem principalmente por dois motivos, um é a cor que mistura marrom, verde e uma cor dourada. Mas além disso o Gold também se refere à riqueza de THC desta variação, assim como o seu valor, que normalmente é elevado. A palavra Acapulco sozinha pode também servir de gíria para designar 'maconha' nos EUA ou no próprio México.

  2. Acender - verbo do latim accendere. Esse quase não entrou no dicionário, já que seu significado é praticamente literal, porém seu uso é tão costumeiro que a expressão ganha força. Da mesma forma, sua principal variação é o famoso "acende um".

  3. Acharcar - verbo derivado da palavra Charco, que tem significado geográfico sendo uma poça de água suja, ou pântano. Sendo assim,  [A+Charco+ar] pode ser entendido pelo ato de fazer charco, levando o significado literal da palavra a ser comparado ao ato sujo da polícia de tomar dinheiro indevidamente.

  4. Acochar - Verbo de origem etimologica incerta, podendo ser oriundo ou variante de cochar, com referências a cocha ou cocho. O significado da palavra é aconchegar ou apertar. Trata-se da etapa muito importante da confecção do baseado.

  5. Apertar - verbo oriundo do latim, no infinitivo appectorare. E no mundo da cannabis tem o essencial sentido de confeccionar o cigarro de maconha. Sua principal variante é o "aperta um".

  6. Ascender - verbo também advindo do latim ascencione. Seu significado é subir, elevar-se. E por ser homófono do anterior, muitas vezes é usado como trocadilho e referência à viagem proporcionada pela cannabis.

8 comentários:

  1. aqui em brasilia alecrim é a parada mais verdinha, normal aqui é o prensadao marrom

    ResponderExcluir
  2. ^ hehe verdade xD , to com o alecrim \o/

    ResponderExcluir
  3. BeLo trabaLho Hempadaooo ...

    LegaLize ganja

    ResponderExcluir
  4. uh, antes tarde do que nunca.. Duas gírias razoavelmente comuns aqui na região..

    Arame - Beck fino e muito apertado, muito piloneado.. daquele que não carbura, pq tá muito "denso".. fumo muito socado, dae não passa o ar..

    Alemão - Fumo muito doce, as vezes com gosto de menta ou mel ou algo assim.. Não sei direito qualé a desse fumo, mas já encontrei muito disso por aí..

    valeu!

    ResponderExcluir
  5. Vale lembrar que Kush tambem é uma montanha na Índia, onde as landraces da região apresentam porte indico e produção de muita resina.

    ResponderExcluir
  6. O we tem razão, todas estas geneticas Kush da vida têm uma relação com strains da montanha Kush. Só a OG Kush que dizem não ter nada haver, só o nome.
    Eu já plantei Afghan Kush e foi uma das melhores ervas que já colhi, gostinho sem igual e brisa fantástica.
    Esta weedpedia é ótima para dar umas aulinhas da cultura canabica, mais uma grande idéia do hempadão!

    ResponderExcluir
  7. Mais uma idéia:
    "Assinar um doze"

    não é uma palavra só, mas te a ver pô. :P
    salve hempada !

    ResponderExcluir
  8. lá em minas é alecrim também, alecrim e green é a mesma coisa entao. certo?

    ResponderExcluir