por Dr. Moura Verdini
Semana passada descrevemos o sistema endocanabinóide e seu funcionamento. É amplamente sabido que o uso de Cannabis aumenta o apetite e a busca por alimentos palatáveis, a famosa larica. Além disso, o uso de canabinóides para o tratamento de falta de apetite e náuseas pela medicina sugerem que este sistema tenha um importante papel na modulação do apetite. Esta relação é reforçada pela existência de uma alta concentração de receptores canabinóides em áreas do sistema nervoso central responsáveis pela regulação alimentar.
O sistema endocanabinóide age por demanada, ou seja, age somente quando acionado ou para modular a ação de outros mediadores. Diversos testes com animais comprovam o papel do sistema endocanabinóide na regulação alimentar. Estes testes mostraram que a concentração de endocanabinóides aumenta quando estamos sob restrição alimentar e diminuem quando ingerimos alimentos. O aumento de anandamida (um endocanabinóide) aumenta a ingestão de comida mesmo quando já estamos saciados. Além disso, em animais obesos, a concentração de anandamida é maior que em animais normais. A leptina, mediador responsável pela diminuição de ingestão de alimentos diminui consideravelmente a concentração de anandamida. O sistema endocanabinóide (SECB), portanto, pode estar relacionado com o controle da obesidade. Desta forma, este sistema e a leptina seriam responsáveis pelo equilíbrio da ingestão alimentar e controle do peso corporal.
A presença de receptores canabinóides no trato gastrointestinal sugere que o SECB atua atavés de uma sinalização do intestino para o cérebro. A permanência em jejum aumenta os níveis de anandamida no intestino o que está relacionado com o aumento da ingestão alimentar. Além disso, a ação de antagonistas ( que agem de forma contrária) dos receptores canabinóides, como o Rimonabant, diminuem a produção de hormônios que sinalizam o início da alimentação.
Uma forma de demonstrar o papel do SECB no controle energético e na ingestão alimentar é inativando o sistema em organismos modelos. Pesquisadores inativaram geneticamente os receptores canabinóides em alguns ratos e acharam que esses ratos tinham menor peso corporal e se alimentavam menos que ratos normais. Além disso os ratos com receptores inativados apresentavam menor percentual de gordura corporal, o que sugere que o controle do peso ocorre não só pela diminuição da alimentação como na diminuição da produção de gordura.
A administração de Rimonabant em ratos normais também diminuiu consideravelmente o peso corporal e a taxa de gordura corporal, porém em ratos com receprores inativados, não ocorreu diminuição do peso nem da taxa de gordura, indicando que a regulação por rimonabant também ocorre através do sitema endocanabinóide. Ratos tratados com rimonabant apresentavam capacidade de armazenamento de gordura 90% menor que ratos normais.
Situações de estresse pode aumentar a produção de endocanabinóides, acarretando em um possível aumento na busca por alimentos. Dessa forma, o SECB pode atuar no controle da alimentação de duas formas: aumentando a busca por comida de forma a proporcionar mais prazer; e por demanda, modulando a atuação de mensageiros que estimulam a alimentação quando de uma restrição alimentar.
muito bom o post!! maconha e o melhor remedio para quem tem aids , e doenças que tiram o apetite e da enjoo!!
ResponderExcluirOntem foi foda, comi muuiiitttoooooo quase que minha lingua foi junto!! uahuahuahuhauhauhaua!!
OBS:a ultima foto ilustra com veracidade tipo prato de um lariquento, tudo que tem na dispensa!!hauauahuahauhahua
eu tive que comentar esse prato...lara grande tava o dono dele, miojo, peixe e hamburguer? heauaehu, ótima reportagem ;]
ResponderExcluira ultima imagem m deu nojo...KK
ResponderExcluirMaconha é a soluçao pra dar fome à quem usa drogas com efeitos colaterais como o enjoo e pra soro-positivos tambem xD
ResponderExcluirOOOOoo fome heuiaheiuhaih
que prato é esse? hamburguer, sardinhas e macarrão derretido?
ResponderExcluirja comi muitos pratos que nem esse....no da foto , so falto queijo mussarela, oregano,umas salsichas!! uahuhuahuaha flow ae!
ResponderExcluirbah eu tirava os hamburguers e comia com pão
ResponderExcluirmano olha esse macarrão hahah