por Marco Hollanda
O Chapa2 relata uma experiência pessoal. Na última sexta feira senti na pele os problemas de ter um corpo em processo de evolução. Sentei na cadeira do dentista para extrair dois sisos. Aqueles dentes que servem mais para causar dores do que parar triturar alimentos que matam a nossa larica.
Apesar do tom dramático do início do texto, a cirurgia foi tranqüila e os dois malditos saíram em menos de 15 minutos. Feito isso, descubro que tenho que tomar um verdadeiro bombardeio de medicamentos para evitar possíveis complicações do pós-operatório. É ai que a história vira tema do Hempadão.
A curiosidade jornalística despertou o interesse na leitura da bula daqueles comprimidos coloridos que fui obrigado a ingerir por 5 dias. Concluí que elas possuem letras tão pequenas para que ninguém tome coragem de ler as perigosas informações que ali estão escritas.
Na bula do Piroxicam descubro que o tratamento deste antiflamatório pode causar, dentre outras coisas, estomatite, anorexia, desconforto epigástrico, náusea, constipação, flatulência (essa é legal), diarréia, dor abdominal, indigestão, sangramento gastrointestinal, úlcera, cefaléia, tonturas, sonolência, insônia, depressão, nervosismo, alucinações, alterações de humor, pesadelo, confusão mental, parestesia e vertigem. Para fechar com chave de ouro, as possíveis reações adversas do remedinho: a bula ainda informa que o mesmo “pode levar à insuficiência cardíaca e infarto do miocárdio”.
Isso tudo só em um remédio. A Amoxicilina completa o coquetel da morte com as seguintes reações adversas: náuseas, vômito, diarréia, colite pseudomembranosa e reações alérgicas (eritema maculopapular, eritema multiforme, urticária, síndrome de Stevens-Johnson, edema angioneurótico, broncoespasmo e anafilaxia). Anemia, trombocitopenia, púrpura, eosinofilia, leucopenia, agranulocitose, aumento de transaminases, candidíase vaginal, intestinal e oral, nefrite, hiperatividade, agitação, ansiedade, insônia, confusão mental, vertigem, alterações no comportamento também são possíveis de acontecer.
Sei que todos esses casos foram relatados em situações isoladas. A probabilidade de algum destes males acontecerem pela ingestão do remédio é realmente bem pequena. Mas a reflexão deste texto é relacionar tudo isso com a proibição da nossa cannabis. A Santa Erva é comprovadamente funcional no tratamento de diversas doenças como o câncer, além de ser um insumo industrial maravilhoso (resistente, de fácil cultivo e pouco poluente). Apesar disso, é demonizada em quase todos os países do mundo com o argumento de que seus efeitos colaterais não compensam seu beneficio médico/recreativo.
Tá bom. Mas o Caboclo fica confuso com o fato do Piroxicam e Amoxicilina, que podem causar todos os problemas relatados acima, estarem disponíveis em qualquer drogaria (que vende drogas!) do Planeta. Aqui no Brasil é possível comprá-los até sem receita médica.
Nada contra os comprimidinhos coloridos que salvam a vida de muita gente (sem eles minha boca poderia estar toda inchada e sangrando sem parar). Mas se essa linha de pensamento fosse seguida corretamente, nosso matinho sagrado deveria estar disponível para consumo livre. É inegável que a Santa Erva tenha seus efeitos colaterais. Só que isso não é nenhuma exclusividade da cannabis. Outras coisas, com efeitos bem mais danosos estão sendo comercializadas livremente.
A reflexão sobre os motivos dessa proibição burra, nos leva de encontro a teorias da conspiração onde podemos relacioná-la a poderoso um poderoso lobby da indústria farmacêutica e de outras forças políticas que podem render uma história sem fim.
Acredito que não existe ignorância – mesmo aquela sustentada por poderosos interesses financeiros – que se sustente por muito tempo diante de um argumento inteligente. Como já dizia o cachorro preso por fazer apologia: “a estupidez é a essência do preconceito”.
Quando eu era pequeno fiquei doente, e a médica receitou AMOXIL, na primeira noite eu nao consegui dormir por causa de alucinações!! e fui acorda minha mae.....
ResponderExcluirA véia penso que eu tava com frescura, nao imaginou que era alucinação do remédio, e na noite seguinte, novamente aconteceu o mesmo, lembro até hoje da goteira imaginaria que tinha no teto, e da água enchendo meu quarto.....foi foda!! eu tambem lembro de alguns animais mortos no corredor....
No dia seguinte minha mae me levou novamente na médica e ela suspendeu o uso desse medicamento, dando outro em seu lugar.
Como o autor disse esses efeitos colaterais sao raros mas quando acontecem sao foda... no meu caso foi "só" uma alucinaçao (a mais forte da minha vida), mas e se fosse insuficiência cardíaca e infarto do miocárdio?
Fumo maconha e nao acho (a ciencia ja provou) que ela nao é tao perigosa quanto varios remédios, que sao vendidos livremente em qualquer farmacia....
Uma prova é que nao é possivel morrer por overdose de maconha, ja com remédios vendidos na farmacia é bem simples se matar...
OBS: Eu tenho acesso a uma droga que me deixa hiper loco, com alucinaçoes fortissimas, que pode me matar de overdose, 10 unidades custam 23 reias, e o local onde eu posso compra-la é um estabelecimento comercial que obedece as leis...
Felizmente tenho conciencia , e só curto maconha!! sonho com o dia que eu poderei ir em um local parecido com o que eu posso comprar esse droga (amoxil), mas para comprar uma droga(sentido farmaceutico) cannabis sativa.
é o benflogin citado acima nao?
ResponderExcluirpra dor de dente, cannabis minha gente! :P
ResponderExcluirorkut: eusoeupia@bol.com.br
otima materia. principalmente a foto do maluco com a frase..... a frase revela basicamente tudo que a sociedade presume antes de tirar os fatos a limpo claramente.
ResponderExcluiroutro remedio que deixa doidao se chama Hixizine, um anti-alergico.... se tomar uns dois ou 3 desse ae vc fica bem chapado, como se fossem varias baseados de Cannabis Indica!
CQC marcando presença na última foto.
ResponderExcluir"flatulência" (essa é legal)
ResponderExcluirhuahauhauh
Muito interessante a postagem.
Mais é a pura verdade, as drogas licítas que são vendidadas em cada esquina, traz, como todos podemos ver, várias possibilidades de efeitos colaterias.
Enquanto que nossa querida amiga, só faz bem!
Mas, é aí, que vemos o quanto o sistema age em nossa sociedade, reprimindo a verdade e divulgando tudo que lhes for pertinente.
eu vi essa pocka vergonha q fizeram coom o mano maconha aii...
ResponderExcluirtiraçao total..
esses fdp...
Ótimo texto.
ResponderExcluirEu sempre leio as bulas, pois sou alérgica a dipirona e aas (isso pode me matar) e já vi que essas reações são comuns em todas as bulas. Mas, síndrome de Stevens-Johnson me deixou curiosa mesmo, vou pesquisar no google...
Boto muita fé no texto,
ResponderExcluirMês passado tive que tomar um antibiótico (Proflox 500 mg, o princípio é cipro - alguma coisa - xacina), tomei o primeiro, beleza, 12 horas mais tarde, tomei o segundo, dez minutos depois comecei a passar mal como nunca havia passado, algo semelhante à sindrome do pânico, mas que se chama anafilaxia (taquicardia, dificuladade de respirar agitação motora etc). Nesse momento peguei a bula e li: este medicamento pode causar convulsão que leva à morte, falta de ar que raramente é fatal (vai que eu sou o premiado) etc. REMÉDIO SINISTRO.
Eu não fumo maconha, mas até onde eu sei ninguém nunca morreu imediatamente após fumar unzinho.
Atualmente fiquei maluco com esse negócio de bula e leio todas que eu preciso.
Mas é isso aí galera, passei só pra falar: CUIDADO COM ESTES REMÉDIOS, e quando tomarem, mesmo aqueles que vcs já tenham tomado antes, procurem ficar próximo a outras pessoas, digo isto porque moro sozinho e neste dia minha irmã demorou 30 minutos pra chegar com a adrenalina, e não tinha ninguém pra me levar pro hospital. UFA, foi por pouco.
nao quer dizer q essas reaçoes vao acontecer, podem acontecer se tomado de maneira incorreta ou por pessoas senssiveis a droga, nao falem bobagem gente!!!!!as vezes e necessario, vc prefere morrer por uma infecçao ou tomar um antibiotico??? por exemplo.
ResponderExcluirNao sou contra maconha, so que essa comparaçao eh total nada a ve, uma coisa eh uma coisa e outra coisa eh outra coisa, hahaha. O efeito final eh totalmente diferente!!! quem nao entende nao deve ler a bula por que se apavora meeeesmo. Concordo q vendem muitas coisas q causam males piores do q a maconha, mas gente, eh necessario, se nao existisse quanta gente morreria todos os dias. Esta comparaçao nada a ver!!! Principalmente por que os beneficios dos remedios citados sao superiores aos riscos.
ResponderExcluir