domingo, 29 de novembro de 2009

[Ed. 40#] Discovery Hemp: Maconha e os Olhos Vermelhos!

por Dr. Moura Verdini

Continuando nossa viagem pelo corpo humano na tentativa de desvendar os efeitos da Hempa nos diversos órgãos, chegamos hoje àqueles que nunca mentem: os olhos. Característica marcante de quem fuma é  a vermelhidão dos olhos, que também ficam bem pequenos. De alguma forma os canabinóides devem interagir com os olhos e a missão do Discovery é investigar como esta interação ocorre e quais os seus efeitos. Esta e as próximas edições vão tratar desta questão. Hoje, alguns casos bizarros onde o efeito da maconha nos olhos foi além do Red Eyes.

Sabe-se que existe uma grande margem entre uma dose de maconha que tenha efeito e uma dose fatal. Porém, os efeitos da maconha são em geral dose dependentes e a intoxicação com altas doses pode ter alguns efeitos colaterais sérios. O nosso foco de hoje são os olhos, então vamos citar alguns casos médicos de intoxicação aguda por maconha.

Já foi reportado um caso de uma mulher que trabalhava em um campo de produção de Cannabis indica que desenvolveu úlcera de córnea, inchaço das pálpebras e cegueira temporária. A intoxicação por maconha também pode causar congestão da lente conjuntiva e das pálpebras, além de areflexia (ausência de reflexos neurológicos) da córnea e dilatação das pupilas.

Um caso bizarro que ocorreu na índia foi a primeira documentação deste tipo de efeito relacionado à maconha. Um rapaz de 18 anos ingeriu alimentos que continham Cannabis indica. Logo após a ingestão ele se sentiu sonolento e dopado. Esta sensação permaneceu por alguns dias. O fato curioso é que este rapaz perdeu temporariamente a capacidade de mexer seu olho para a esquerda de forma que seu olho permaneceu por mais de uma semana fixo como se este estivesse olhando sempre para a direita. Para compensar esta ausência de movimentos ele precisava mover a cabeça para a esquerda quando quisesse olhar para outra posição. Apesar da ausência de movimentos, exames de laboratório indicaram que a musculatura ocular estava em perfeito estado. Foi ministrado vitamina B a este paciente que recuperou-se lentamente, estando totalmente curado em seis semanas, sem nenhuma sequela nos músculos ou nos nervos responsáveis pelo funcionamento do olho.

Nestes casos, a dose de maconha ingerida foi muito elevada, provavelmente muito superior a que existe em um baseado, porém mostra que a intoxicação por maconha pode causar alguns efeitos prejudiciais ao funcionamento normal dos olhos. Contudo, após o tratamento adequado e metabolização dos canabinóides pelo organismo, este volta a ter as funções ocorrendo normalmente. Os efeitos da intoxicação não possuem caráter degenerativo, pelo menos no que se refere aos olhos, visto que as funções voltam à normalidade.

Nas próximas edições discutiremos mais a fundo os efeitos da hempa sobre os olhos, levando em consideração a ingestão de doses normais de um baseado, abordando questões como o sistema endocanabinóide, a pressão ocular e desenvolvimento de doenças como o glaucoma. Fique ligado!

20 comentários:

  1. muito boa a matéria, se der pra falar sobre o uso de colírio também seria legal :D

    ResponderExcluir
  2. tava faltando porque isso é uma das coisas que mais me intriga, porrada de amigo meu nem usa colírio mais, mas eu sempre fico de olho vermelho, é foda pq as vezes fica as vezes não.. eu tenho sempre que usar, mas conheço mó galera que nunca usa ou quase nunca...

    ResponderExcluir
  3. também acho que seria legal falar do colírio. uns dizem que faz mal, outros dizem que não.

    ResponderExcluir
  4. o meu sempre fico mt, mas mt vermelho
    e tenho q usar colirio, apesar de saber q pode ser ruim usar direto, problemas nos vasos
    queria saber se procede!

    ResponderExcluir
  5. Pode cre, essa do colírio seria boa. E u mesmo não gosto de usar colírio, o meu olha dificilmente fica vermelho, mas tambem tem vezes que não dá pra negar. ^^

    JAH BLESS

    ResponderExcluir
  6. o colirio faz mal sim, causa dependencia ou seja, seu olho vai começar a dar problema como conjutivite, pode acelerar o aparecimento de cataratas e outras paradas ae, isso tudo por causa de elementos que tem na sua composiçao, podem pesquisar ae que vcs vao achar mais sobre...

    ResponderExcluir
  7. Colirio é o mal dos maconheiro!!

    Nunca usei o colirio!!

    ResponderExcluir
  8. Meu olho depende do dia...fica vermelho tem dia que não...

    ResponderExcluir
  9. a hemp que estou fumando é cannabis indica.
    o olho fica muito pesado e um sono da porra, indicas é espancamento total!!

    ResponderExcluir
  10. uaehueaheuahae porra imaginei o cara depois de ficar chapadão não conseguir olhar pra esquerda auheuhae tava mal mesmo

    devem te gastado muito ele na roda...

    valeu!

    ResponderExcluir
  11. mó badtrip nao poder olhar para esquerda!

    ResponderExcluir
  12. Legal,ótima curiosidade.Espero que a próxima Descovery Hemp venha explicando o porquê dos olhos ficarem vermelhos depois de um beck,creio que não só eu,mas muitos bonconheiros tenham essa curiosidade.
    Um abraço e ótima noite a todos.

    ResponderExcluir
  13. Acho que seria uma boa se nas próximas edições falasse sobre as consequencias do uso de colírio, já que é uma ótima solução pra quem não quer dar pala com os olhos trincados.
    Eu ouvi dizer q o uso de colírio pode levar a cegueria, mas naum tive fontes confiáveis.
    E ae Hempada, desvenda o mistério do colírio pra gente ??

    ResponderExcluir
  14. Na maioria dos colírios que utilizamos, existem substâncias vaso-constrictoras, ou seja, diminuem o calibre dos vasos, aumentando, assim, a pressão intra-ocular.
    Esse uso demasiado e crônico pode levar a um aumento de pressão intra-ocular patológico, glaucoma.
    Isso vale também para quem improvisa usando Sorine nos olhos, já que as substâncias vaso-constrictoras são as mesmas da maioria dos colírios, mas com uma concentração mais elevada.

    O curioso é que os olhos ficam vermelhos após a utilização da maconha devido a propriedade vasodilatadora do THC e alguns de seus metábólitos. Ou seja, enquanto a maconha é vasodilatadora o colírio é vasoconstrictor, a maconha trata o glaucoma e o colírio o causa.

    É curioso saber que mesmo ingerindo a maconha seus olhos poderão ficar vermelhos....

    Abram os olhos e muita atenção ao utilizar colírio!!!!!

    ResponderExcluir
  15. nunca usei colirio.
    dizem que faz mal, mas meu olho nem fica mais vermelho, acho que acostumou, sei la.
    mas tbm qdo fica, nossa nao tem como disfarcar.

    dale, baita materia!

    ResponderExcluir
  16. que nada tem que deixar fluir !
    o massa mesmo é ficar de olho pesado sentindo a vibe!

    ResponderExcluir
  17. so o cara mais pala que ja conheci...meu olho fica da cor de um tomate e meu coração parece que vai esplodir quando fumo um hehe

    ResponderExcluir
  18. Bacana o post... Já usei muito colirio, mais não vira, rouba um pouco a brisa, fora que tem gente que pinga toda hora, isso prejudica os olhos, mas aqui é "cabeça gorda" não fico mais com os olhos vermelhos, só fica pequenos ainda mais com o sol (chines total)

    ResponderExcluir
  19. uma boa dica para quem não pode deixar de aplicar colírio, é pinga-lo não direto no globo ocular, mas sim na bolsa inferior que temos fácil acesso ao puxarmos um pouco para baixo a pele situada logo abaixo dos olhos

    saudações

    ResponderExcluir