Há mais ou menos duas semanas atrás as organizações Globo deram um verdadeiro show de reportagem com um assunto que a gente abordou aqui também, as drogas lícitas. Se engana quem está pensando em cerveja ou tabaco, as drogas lícitas tão lícitas que alguns chegam até a esquecer que é droga. A matéria falava sim da mistura de ervas, feita de forma programada para um determinado fim: o de simular os efeitos da maconha. Pois é, não tem cheiro de maconnha, mas dão o mesmo barato. E não é ilegal pois o não contém THC.
Enfim, parece que jornalistas e editores gostaram tanto da notícia que resolveram dar aquele show. Publicação online e – pasmem! – capa da revista semanal de Domingo do jornal O Globo! Uma mega divulgação dos produtos que fazem mal mais do que a maconha, mas “tiram a consciência” da mesmo forma, já que o cigarro é o famoso “ouro de tolo” e a cerveja é a rainha dos males do dia seguinte. A erva legal não, chapa a cabeça extamente como maconha. E pareceu tão boa que ganhou repercussão nacional.
A loja Semente de Maconha, que não vendia as drogas legais, passou a vender. Afinal, com esse marketing divino, não teria como nem porque deixar de fora os usuários do Brasil, mesmo ela estando lá na Holanda. E é aqui que o Chapa2 de hoje começa e pega força. Veja bem, todos os leitores do Hempadão devem estar por dentro de como a Semente virou pauta da Globo, neste último final de semana: Clique aqui e leia o Chapa2 especial. Mesmo levando em conta que as matérias são assinada por profissionais diferentes, devemos analisar a tamanha contradição:
Um mesmo veículo de comunicação com publicações tão díspares sobre o mesmo assunto? Numa semana aborda e concede visibilidade à drogas legais que simulam o efeito da Santa Maria, e na outra, com menor proporção, resolve apontar dedos para o comércio de sementes, que não é crime previsto por lei, já que a semente também não contém thc, e ainda acusar blogs sobre cannabis de apologia. Que maravilha…não? De se esperar, na verdade. O que acontece é que políticas e opiniões de drogas seguem no século vinte e um batendo cabeça. Sem dar conta de suas contradições, o maior veículo de comunicação do país escreve as linhas de nosso tempo. Um mesclado de ignorância e desenvolvimento técnico-científico.
Liberdade de expressão e pessoal se confrontam cada dia mais, no espaço virutal, com o moralismo furado das grandes instituições. Por aqui o Hempadão assiste a tudo, de olhos ligeiramente avermelhados, mas sempre pronto pra um debate íntegro, que visa inteligência e sabedoria na solução de um erro histórico a cerca da proibição de uma planta. Acusar sem pensar ou veicular sem saber, práticas tão comuns que me permitem dizer: eu chapado sou mais sóbrio. Consciência é conhecimento.
Só um pouquinho ridiculo, né?
ResponderExcluirDiscordo quanto à qualidade dos "Legal Buds".
ResponderExcluirJá experimentei quase todos e nenhum se parece ou substitui a cannabis. Seja pelo High seja pelo medicinal em nada se parecem.
Paz
hipocrisia. aposto que todo mundo que escreve/participa das Organizações Globo curtem alguma droga ilícita, inclusive nossa mj. nego vai contra só para poder tirar uma onde de "politicamente correto". se a mj fosse lícita, permitindo um pé por pessoa, o Brasil seria menos violento.
ResponderExcluirA questão não é substituir...é a loucura que se faz do assunto. Plantar maconha não pode? Mas fumar algo que simula o efeito, pode?
ResponderExcluirPelamordedeus, né...
rsrsrs quanta contradição vindo de um jornal tão respeitado.Mas todos nós já sabemos que a legalização da nossa erva está próxima,contradições como estas dão uma forcinha para acelerar esse processo :D
ResponderExcluirhttp://www.sementemaconha.com.br/products/detail/?791/dutch_orange_t-stick_-_erva_legal%2521/
ResponderExcluirhttp://www.sementemaconha.com.br/products/detail/?797/sence_-_erva_legal%2521/
ja fumei! fumo ainda! chapa mesmo!! :) :)
huehuehue
eu concordo 100% com os legal buds! acho que isso ajuda na legalizacao dos ilegal buds... ;-)
ResponderExcluir"eu chapado sou mais sóbrio. Consciência é conhecimento".
ResponderExcluirFalou tudo!
Cat *.*